A frase “propaganda é a alma do negócio” já é conhecida pelas empresas há muito tempo. Mas com as mudanças na tecnologia e na forma de consumir do público, esta frase daqui a pouco poderá ser adaptada para “marketing digital é a alma do negócio”. Além de chamar a atenção do público em canais como televisão, rádio, revistas e outdoors, as empresas estão precisando chamar a atenção do seu público na internet.
Existem várias ferramentas para fazer este trabalho que demandam um investimento relativamente baixo e podem trazer grandes resultados. Uma das principais plataformas para fazer isso é oferecida pelo Google, chamada de Google Ads. Se você está pensando em ingressar na publicidade digital ou já está entrando neste meio, mas ainda tem dúvidas, vamos esclarecer 5 motivos para a sua empresa anunciar no Google Ads.
1- Resultados em Curto prazo
Para começar a anunciar no Google é preciso alguns dias de planejamento de campanhas e palavras-chave. Uma vez terminada esta etapa, os anúncios são colocados no ar e, assim que passarem por uma aprovação e possível período de aprendizagem, já podem aparecer nas primeiras páginas do mecanismo de busca.
Os resultados podem ser imediatos, pois no momento em que seu anúncio está disponível, as portas estão abertas para os consumidores acessarem o link e navegarem pelo site. Se as palavras-chaves forem bem planejadas para o público, as vendas podem acontecer mais rapidamente, já que seu anúncio apareceu para interessados em seus produtos. Para ter os melhores resultados e ter o anúncio bem posicionado nas páginas de resultados, procure profissionais especialistas nesta ferramenta.
2- Público Personalizado
Diferente de uma campanha na TV, onde seu anúncio é exibido para um público geral e o seu público-alvo está espalhado dentro dele, as campanhas no Ads são personalizáveis. Isso acontece porque cada campanha leva palavras-chave e características diferentes, a fim de atingir um público selecionado.
Para exemplificar, vamos pensar no seguinte: Um buffet de casamentos quer anunciar seus serviços no Google. A campanha deve ser configurada para pessoas que fazem buscas relacionadas ao tema “casamento” ou “festa de casamento”, entre outros do mesmo tipo. Também é possível programar dias e horários que a empresa quer anunciar, baseado no comportamento do seu público. Outra opção é anunciar para pessoas que estejam em certa região geográfica.
Desta forma, a empresa aparece como opção para pessoas de certa região que façam buscas no Google sobre os assuntos que a interessam. Por isso, deve ser feito um estudo aprofundado do público da empresa para configurar as campanhas e alinhar as palavras-chave certas. Estes estudos são atribuídos aos profissionais de marketing e, para as campanhas, aqueles especializados em marketing digital são os mais indicados.
3- Monitoramento de campanhas
O Google Ads oferece ferramentas para monitorar e mensurar tudo o que acontece com o seu anúncio. Os links patrocinados têm métricas detalhadas então é possível enxergar tudo o que acontece na campanha. Todos estes meios de monitoramento ajudam a equipe responsável a entender se algo está dando errado, o que pode ser mudado e o que deve ser mantido. Isso ajuda a otimizar os anúncios para que eles tenham o melhor desempenho possível.
4- Custo por Clique
Vamos comparar de novo o anúncio em TV. A empresa paga um valor x para veicular o anúncio constantemente para um público em geral. No Ads é possível escolher se a empresa quer pagar por clique ou por impressão. Para a opção de CPC (custo por clique) a propaganda pode aparecer 20 vezes para os usuários, mas a empresa só paga quando alguém clica no link. E quanto mais a equipe de marketing conseguir otimizar o anúncio, menos o cliente paga pelo clique.
5- Verificação de Palavras-chave
A alma das campanhas no Google Ads são as palavras-chave. É através delas que o cliente pode ou não achar seu negócio na internet. Através do recurso Planejador de Palavras-Chave você encontra aquelas que têm maior índice de buscas e que são mais relevantes para o seu negócio. Assim dá para personalizar o público da melhor maneira possível.