A marca de uma empresa é fundamental para a comunicação com o consumidor, uma vez que reúne em si todas as características e valores que representam uma organização, expressando a sua personalidade. Assim, uma marca forte influencia positivamente na experiência da clientela.

A seguir, iremos falar sobre uma modalidade específica de estruturação da linguagem de uma marca, que tem como foco a humanização da relação com o público: a branding persona. Quer conhecer mais sobre esse conceito? Então, continue a leitura!

Branding persona: o que é?

Em poucas palavras, podemos definir a branding persona, ou seja, brand = marca e persona = pessoa, como a personificação da essência de uma empresa, a ponto de cativar a clientela e fazer com que sua marca seja reconhecida de forma imediata.

É importante esclarecer, porém, que a branding persona não necessariamente consiste na criação de um personagem ou mascote. Ela pode ser um guia, um estilo de comunicação com o público.

Para decidir se sua branding persona será um personagem ou não, é preciso refletir sobre como sua empresa deseja se posicionar no mercado e a forma como será feito o engajamento dos clientes.

As branding personas mais conhecidas do mercado atual

1. Lu – Magazine Luiza:

Essa é a branding persona mais conhecida de todas. A personagem Lu, uma assistente virtual baseada em Luiza Trajano, proprietária da rede de lojas, se apresenta ao público de forma clara, delicada e simpática, traduzindo para o público os valores que a empresa deseja transmitir em seus negócios.

2. Netflix:

A Netflix é uma branding persona bastante interessante, já que, apesar de não ter uma aparência física, apresenta bastante humanização em seu tom, tanto na forma de se relacionar com os clientes nas redes sociais, quanto no conhecimento do comportamento do usuário.

3. Ponto Frio / Ponto:

A branding persona das lojas Ponto Frio, um pinguim, é bastante ativa nas redes sociais e oferece muita descontração e modernidade para a empresa, o que gera empatia e estreita os laços do cliente com a empresa.

A informalidade, nesse caso, é utilizada de forma inteligente, de forma a ajudar na transmissão dos valores da empresa.

Como a criação de uma branding persona pode colaborar para a humanização da sua marca?

A principal vantagem de criar uma branding persona para a sua empresa é a possibilidade de se aproximar, de forma mais humana, da sua clientela, mantendo uma comunicação eficiente e gerando empatia nos clientes.

Essa relação mais próxima permite que os clientes se identifiquem com a marca, o que pode ser muito eficiente no aumento das vendas e da lucratividade.

Como criar sua branding persona?

– Compreenda o propósito da sua marca;

– Escolha uma abordagem que tenha coerência com a marca, que pode ser mais formal, séria, ou mais informal, voltada ao bom humor;

– Decida entre uma personalidade, um mascote ou um guia;

– Decida de forma definitiva as características da sua branding persona, uma vez que ela precisa ser sólida;

– Apresente sua branding persona ao público através dos canais adequados ao perfil da empresa.

Esperamos que a leitura deste texto esclareça para você as vantagens da criação de uma branding persona para a humanização de sua marca.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Você pode aceitar todos ou configurar quais deseja compartilhar.