Funil de Marketing é uma ferramenta que simboliza a jornada do consumidor, do momento em que tem o primeiro contato com a marca até concluir uma compra. É uma das formas mais efetivas de gerenciar uma venda, levando o cliente por todas as fases até a decisão – ou não – da compra.

Funil de vendas tradicional é estruturado em três fases:

– Topo;

– Meio;

– Fundo.

Conforme vai se estreitando, maior é a possibilidade de que o consumidor opte pelo produto ou serviço que você oferece.

Mas há uma metodologia, conhecida como AIDA, que pode ser bem eficiente quanto o assunto é funil de Marketing e pode ajudar a guiar o usuário até a compra, criando um desejo e mantendo o interesse para que tome uma decisão positiva.

O que é o modelo AIDA?

AIDA (Atenção, Interesse, Desejo, Ação) é um método usado no Marketing de vendas para entender melhor o comportamento dos possíveis clientes de uma empresa.

Criado em 1898, por Elias Elmo Lewis, o modelo leva em consideração tudo o que o consumidor sente em cada uma das etapas e o que o motiva a efetuar uma ação.

Profissionais de Marketing usam o AIDA para levar os usuários para os próximos estágios do funil, em busca de efetivá-los como clientes e que fiquem satisfeitos com o serviço prestado.

As 4 etapas do método AINDA

Agora, você vai entender cada uma das etapas e como é possível usá-las nas estratégias de Marketing Digital:

Atenção

Antes de qualquer coisa, é preciso que as pessoas saibam que sua empresa existe. E é nessa hora que as estratégias de Marketing devem ser trabalhadas para chamar a atenção do público para sua marca.

Use a criatividade, invista e cative a atenção do cliente através da divulgação de conteúdos uteis e relevantes sobre as soluções que seu negócio irá oferecê-lo.

Interesse

Agora que conseguiu estabelecer uma relação de confiança com a persona, o próximo passo é mostrar que você sabe o que ela precisa.

Sua mensagem deve ser vista como a oportunidade de resolver um problema. Uma ótima estratégia é usar argumentos de persuasão para educar, informar e engajar o cliente. Quanto mais curioso estiver, melhor será.

Desejo

É a ocasião ideal para demonstrar todas as qualidades da sua marca e, assim, estimular o desejo. Fale sobre as vantagens e os benefícios que suas soluções oferecem.

Por se tratar de um funil, nesta etapa, é normal que tenha menos pessoas que nas anteriores, mas não quer dizer que as estratégias estão dando errado.

Ação

Aqui é preciso criar um senso de urgência no seu público, de forma com que tome uma atitude. Deixe as informações claras para que ele tome a ação que você planejou. Se, por exemplo, é baixar um e-book no seu site, deixe claro como deverá ser feito.

Viu como o método AIDA é uma excelente forma de criar conteúdos que façam sentidos para sua persona? Com ele poderá ter mais resultados em suas estratégias de marketing digital.

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