Recentemente o Google fez um estudo sobre a jornada do consumidor, e diante da análise de milhares de dados, foi verificado que as jornadas são individuais e que em sua maioria não são nada parecidas com um funil, menos ainda com o funil tradicional.
E por que essa informação é tão importante? Diante desses novos dados a fórmula para impulsionar o crescimento das empresas deve mudar. O funil tradicional, com uma jornada linear do conhecimento da marca até a aquisição não é mais a realidade.
A tecnologia e ambiente digital cada vez mais dinâmico, geram uma expectativa de resposta imediata. Os consumidores não estão mais dispostos a esperar, e esses momentos “ricos em intenções” estão criando jornadas únicas de venda, e redefinindo o funil de marketing de forma individual, segundo o presidente do Google das Américas Allan Thygesen.
As pesquisas deixaram de ser simplistas, hoje com um mundo de informações a busca por um produto pode variar tremendamente.
Tem um grande exemplo que passei aqui em casa: tomei conhecimento que os sabonetes que usamos possuem vários produtos químicos prejudicais a saúde, tenho lido sobre isso desde 2018, mas não soube como resolver o problema, pois a maioria das opções tem um custo elevado para produtos de alto consumo.
Resultado, venho há um ano buscando opções e apenas há 3 meses descobri, com indicações e vídeos que assisti, uma alternativa saudável para substituir, pelo menos parte desses produtos.
Resumindo, a jornada de compra que iniciou há um ano com a descoberta se concretizou em partes apenas agora, e mesmo assim ainda não foi concluída, continuo pesquisando opções sobre o assunto. E essas pesquisas tem gerados novas intenções a abrindo uma caminho de possibilidades. Esse é apenas um exemplo de motivo para não nos limitar à jornada tradicional.
Cada momento que recebemos informações a jornada de compras pode ter uma ramificação, e no final pode ser que o resultado seja um produto totalmente diferente do que prevíamos anteriormente. Veja o meu exemplo, no inicio busquei um sabonete pronto, e acabei aprendendo a produzir o meu próprio sabão. A compra acabou sendo de uma base neutra, mais tarde pode ser um curso, embalagens…, são inúmeras possibilidades que surgem cada dia, diante de apenas uma “descoberta”.
Isso significa que a sua marca não pode se limitar a uma jornada linear. Quanto mais relevante, útil e pessoal ela for e quanto mais o consumidor se identificar com seu propósito, entender ela como parte da sua vida e criar um relacionamento, maior a chance da sua empresa não ser esquecida. As pessoas não querem apenas uma marca que queira vender, eles querem uma marca que se importe com elas e que elas possam confiar.
Para as pessoas confiarem na sua marca é importante entender as intenções e necessidades do seu público, e por isso devemos conhecer a nova jornada do consumidor.
A sua audiência sinaliza a todo momento intenções através de suas buscas e dúvidas no ambiente virtual. Quanto mais as marcas estiverem atentas a essas necessidades, maior será a chance de sucesso e satisfazer os consumidores cada vez mais exigentes.
O ensinamento que temos aqui é a importância de conhecer o seu cliente, sabendo que para prever essas intenções é necessário conhece-lo mesmo. Estando pronto para essa nova jornada de compra onde as decisões podem acontecer a qualquer momento.