Provavelmente você já deve ter escutado a frase: “Nossa, esse sujeito é muito bom de lábia. Um excelente vendedor!”. Ser um bom vendedor requer duas importantes habilidades: a de saber negociar com o cliente e a de prospectar.
Já sabemos que nem todo mundo nasce com essa habilidade, mas isso não significa que não se pode trabalhá-la. Fazer um bom negócio, basicamente é chegar em um acordo bom para ambas as partes, para isso é necessário conhecimento.
Para ser um bom negócio não significa que você precisa baixar o preço do produto ou serviço. Ao contrário é necessário saber vender, mostrar para o consumidor que você está vendendo muito mais que um produto ou serviço.
Mostre que você tem conhecimento de tudo o que está falando / vendendo, seja sempre o primeiro a começar o discurso. E lembre-se que para vender para o outro você precisa estar convencido de que também compraria te fosse ofertado. E apague de vez da memória, que para fechar negócio é necessário baixar o preço.
E nunca, em hipótese alguma, esqueça de passar para o papel tudo o que foi acordado, uma boa negociação é quando você consegue chegar em acordo formal por escrito, formalizado em um contrato claro. Assim, não apenas se evita qualquer dor de cabeça no futuro, como também traz segurança e profissionalismo na relação com o cliente.
Quando se trata de vendas, é primordial que você esteja calmo 100% do tempo. É normal se intimidar em determinados ambientes, porém mostre tranquilidade. Será muito mais fácil na hora de fechar o negócio, já que o cliente verá que confia no que está oferecendo e acreditará que essa é a melhor opção.
E a dica de ouro é a seguinte: qualquer pessoa se sente mais confortável em sua zona de conforto, por isso sempre que for possível tente marcar reuniões em seu local de trabalho. Assim sua confiança será muito maior e as chances de fechar negócio muito mais altas.