A marca de uma empresa é fundamental para a comunicação com o consumidor, uma vez que reúne em si todas as características e valores que representam uma organização, expressando a sua personalidade. Assim, uma marca forte influencia positivamente na experiência da clientela.
A seguir, iremos falar sobre uma modalidade específica de estruturação da linguagem de uma marca, que tem como foco a humanização da relação com o público: a branding persona. Quer conhecer mais sobre esse conceito? Então, continue a leitura!
Branding persona: o que é?
Em poucas palavras, podemos definir a branding persona, ou seja, brand = marca e persona = pessoa, como a personificação da essência de uma empresa, a ponto de cativar a clientela e fazer com que sua marca seja reconhecida de forma imediata.
É importante esclarecer, porém, que a branding persona não necessariamente consiste na criação de um personagem ou mascote. Ela pode ser um guia, um estilo de comunicação com o público.
Para decidir se sua branding persona será um personagem ou não, é preciso refletir sobre como sua empresa deseja se posicionar no mercado e a forma como será feito o engajamento dos clientes.
As branding personas mais conhecidas do mercado atual
1. Lu – Magazine Luiza:
Essa é a branding persona mais conhecida de todas. A personagem Lu, uma assistente virtual baseada em Luiza Trajano, proprietária da rede de lojas, se apresenta ao público de forma clara, delicada e simpática, traduzindo para o público os valores que a empresa deseja transmitir em seus negócios.
2. Netflix:
A Netflix é uma branding persona bastante interessante, já que, apesar de não ter uma aparência física, apresenta bastante humanização em seu tom, tanto na forma de se relacionar com os clientes nas redes sociais, quanto no conhecimento do comportamento do usuário.
3. Ponto Frio / Ponto:
A branding persona das lojas Ponto Frio, um pinguim, é bastante ativa nas redes sociais e oferece muita descontração e modernidade para a empresa, o que gera empatia e estreita os laços do cliente com a empresa.
A informalidade, nesse caso, é utilizada de forma inteligente, de forma a ajudar na transmissão dos valores da empresa.
Como a criação de uma branding persona pode colaborar para a humanização da sua marca?
A principal vantagem de criar uma branding persona para a sua empresa é a possibilidade de se aproximar, de forma mais humana, da sua clientela, mantendo uma comunicação eficiente e gerando empatia nos clientes.
Essa relação mais próxima permite que os clientes se identifiquem com a marca, o que pode ser muito eficiente no aumento das vendas e da lucratividade.
Como criar sua branding persona?
– Compreenda o propósito da sua marca;
– Escolha uma abordagem que tenha coerência com a marca, que pode ser mais formal, séria, ou mais informal, voltada ao bom humor;
– Decida entre uma personalidade, um mascote ou um guia;
– Decida de forma definitiva as características da sua branding persona, uma vez que ela precisa ser sólida;
– Apresente sua branding persona ao público através dos canais adequados ao perfil da empresa.
Esperamos que a leitura deste texto esclareça para você as vantagens da criação de uma branding persona para a humanização de sua marca.