O que te leva tomar a decisão final na hora da compra? Uma embalagem bonita, formas de pagamento, a visão da empresa ou a influência de outras pessoas? Se tudo isso é novo para você, te perguntamos se já ouviu falar no termo neuromarketing.
O neuromarketing é a maneira de entender como o consumidor se comporta no momento da compra. Sendo assim, ele busca formas de influenciar o subconsciente do consumidor na hora de tomar a decisão de compra.
Você sabia que nosso processo de tomada de decisão não acontece de forma racional e consciente como acreditamos? Na verdade, ela começa no inconsciente, quando determinados estímulos ativam certas partes do nosso cérebro.
Alguns estudos confirmam que nosso cérebro decide o que iremos fazer, e essa decisão aparece em nossa consciência. Por isso temos a sensação que estamos tomando a decisão de maneira racional. Mas isso não é o que de fato ocorre!
E, conhecendo o funcionamento do nosso cérebro é possível trabalhar em estratégias de marketing que irão acionar as partes que estão relacionadas à emoção. Muito incrível, não é mesmo!?
Mas é preciso deixar bem claro, o neuromarketing não é estratégia de marketing, mas sim uma forma de estudar o comportamento humano. A partir dos dados obtidos, serão criadas estratégicas e as táticas para conduzir ao consumidor a se tornar o seu lead em potencial.
Muitas marcas usam esse conhecimento através das cores, mensagens subliminares e símbolos. Elas sempre buscam maneiras de provocar atividades cerebrais que geram as ações desejadas.
Procure sempre trabalhar a parte emocional do seu consumidor, seja através das cores, através de memórias, histórias e identificações. Estudar mais profundamente o neuromarketing pode ajudar ainda mais nesse processo.