Já que estamos falando de um cenário que quase todas as empresas se converteram para o mercado digital. Por que não falarmos mais detalhadamente sobre o processo de vendas e a importância para a sua organização?
Vamos lá, você sabe o que é o processo de vendas? Bom, nada mais é que o processo que precisa ser realizado pela equipe de vendas para a captação de Leads. E também as etapas que irão conduzir o lead desde esse primeiro contato até o fechamento do contrato. Por isso, é de extrema importância ter processos estruturados que irão contribuir na maior eficiência do seu time de vendas. E para saber algumas dicas de ouro, continue lendo nosso artigo.
Primeiro de tudo, o processo de venda bem estruturado irá reduzir significativamente gastos desnecessários e também ajudar na redução de riscos. Sem mencionar que isso contribuirá com a otimização no trabalho da equipe de venda e pré-venda.
De forma mais simplificada, o processo de vendas é para orientar seus vendedores da melhor forma possível, para que possam transmitir todo o conhecimento e experiências na captação de outros potenciais clientes.
Separamos algumas dicas essenciais para ter mais eficiência nesse processo. Inicialmente, é fundamental ter um ritmo constante em ações relacionadas ao contato com o cliente, tendo os processos bem estruturados e consistentes, para garantir uma captação efetiva.
E o mais importante, conhecer fielmente as 7 etapas do processo de vendas:
1 – Prospecção: nessa etapa é preciso criar uma lista de clientes em potencial. Para isso, faça um levantamento para definir o perfil ideal de clientes para o seu negocio.
2 – Apresentação e qualificação: depois de feita a lista de clientes é hora de apresentar a sua empresa aos prospects. Ou seja, o primeiro contato entre empresa e cliente.
3 – Abordagem: nessa etapa é a hora de fazer a primeira oferta. Seus vendedores devem mostrar as vantagens de adquirir o seu produto / serviço. Não fale de preços, apenas das qualidades e benefícios e como sua empresa irá fazer a diferença na vida dele.
4 – Sondagem: é importante manter esse contato contínuo com o clientes seja por e-mail ou ligações. Bom ter em mente que alguns processos demoram mais que outros.
5 – Negociação: nessa etapa sua equipe pode apresentar a proposta. Definir preços, os prazos e as condições. Além de eliminar dúvidas ou outras questões.
6 – Fechamento: Depois de contrato fechado, é hora de repassar tudo que foi acordado. Caso não tenha um retorno do cliente, precisa entender o motivo do cliente não ter fechado e trabalhar para mudar esse cenário.
7 – Pós- venda: essa é a etapa mais importante. Para fidelizar o cliente é fundamental manter esse contato. Sempre procurar saber se estão felizes com o produto / serviço e também, para aproveitar, e fazer uma nova venda.
Os clientes são os seus ativos mais importantes, quando estão satisfeitos e indicam a sua empresa, seu valor é inestimável. Mais importante do que a prospecção em si é a satisfação dos clientes atuais e suas indicações serão as mais valiosas.
Além disso, todos na sua organização terão um sentimento de dever cumprido, de que realmente oferecem o que propõem da melhor forma ou ainda além do esperado. Esse sentimento gera valor para a marca e traz orgulho e satisfação para cada funcionário.