O mundo online aumentou ainda mais a competição entre marcas. Afinal, com tantas pessoas vendendo o mesmo produto e/ou oferecendo o mesmo serviço, surge a questão: como fazer com que a minha empresa se destaque e se torne referência para o meu público?

Para alcançar esse fim, a sua empresa precisa possuir um excelente branding. O branding é a forma como você gere a sua marca e como ele se posiciona perante as pessoas, ou seja, a forma como você vai ser enxergado. E, um dos pontos chaves na sua estratégia de posicionamento é: construir a voz da sua marca, ou seja, aquilo que você quer transmitir e definir o seu tom de voz.

O que é tom de voz?

O tom de voz é a forma que a sua empresa escolhe para interagir com o público. A partir dele, você comunica quem você é e o que tem de diferente, se trata de valores, propósito, missão e o seu posicionamento no geral.

É a partir disso que você vai conseguir gerar conexões com seus clientes, se distinguir de outros fornecedores e se posicionar como uma referência no que faz.

Definindo o seu tom de voz

Existem diversos tipos de tons de voz que a sua empresa pode adotar dependendo do contexto em que você se encontra. Mas, definir como ele será – seja amigável, técnico, formal – é uma parte fundamental da sua estratégia de posicionamento.

4 passos para pensar ao definir

1) Quem é a sua persona (representação semifictícia do seu cliente ideal, a pessoa com quem você quer falar): entender isso é fundamental para descobrir a melhor maneira de se comunicar com ela, incluindo os canais onde encontra-la e a forma de falar.

2) O que você quer passar para sua persona: como você quer que ela veja sua marca e como a mesma se relaciona com você.

3) Defina os tipos de conteúdo: entender que um blog post e um post no Twitter podem ambos ser eficientes se o seu público se encontra nesses canais, e que ambos devem transmitir o tom de voz da sua marca ainda que com diferentes abordagens.

4) Teste: veja se o seu público compra a ideia que você está tentando adotar, se interage e verdadeiramente se identifica com aquilo. E, se não rolar, mude. O fator mais importante é que a persona que você está tentando atingir se identifique com a sua voz.

É claro que se você não souber fazer esse trabalho sozinho ou precisar de alguma ajuda, nós ficaremos felizes em ajudá-lo.

A importância do tom de voz

Para além do posicionamento de marca já citado aqui, encontrar a voz da sua empresa é muito importante porque faz com que o seu público se identifique com você.

Hoje em dia não basta apenas ter o melhor produto, com uma boa qualidade, as pessoas querem gostar da sua marca, humanizá-la. Assim, é possível perceber um crescimento de marcas que apoiam causas ambientais e animais, ainda que o seu produto não seja relacionado a isso e a sua persona não seja, por exemplo, vegetariana.

Entender o seu tom de voz fará com que não apenas o seu consumidor pense em você antes de outros, mas também te ajudará a entender a sua missão e passá-la com maior facilidade.

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