Um estudo recente do Google mostrou que os vídeos online não apenas ajudam na construção da awareness da marca, mas também causam impacto em todas as etapas da jornada de compra.

Nessa pesquisa 50% dos consumidores disseram que os vídeos online ajudaram na escolha da marca e de qual produto comprar.

Diante disso vemos grandes oportunidades de usar os vídeos do YouTube para estimular a ação:

1. Cada vez mais pessoas assistem vídeos com objetivo de aprendizado e se aperfeiçoarem, os vídeos deixaram de ser apenas para lazer e são uma ótima fonte de conhecimento;

2. Nesse processo é fundamental as pessoas se identificarem com o conteúdo para realizarem uma ação. Elas buscam experiências reais e conteúdo autêntico. Querem aprender, por exemplo, a fazer o pão na máquina de marca X com uma pessoa como ela, que comete erros, mas também traz confiança, pois assim sabe que aquela experiencia é verdadeira.

3. A compra também é uma ação que pode ser motivada ao ver um vídeo. Pensa na seguinte história: Joana sempre sonhou em costurar e viu um vídeo no YouTube de uma pessoa como ela: a Júlia. Júlia não sabia nada de costura, e ensinou a fazer de forma prática e segura uma bolsa linda. Joana acha, agora, que seu sonho também pode ser realizar. Júlia é uma pessoa real que mostrou todas as dificuldades e venceu cada uma delas para realizar seu sonho. Por que Joana não conseguirá também? Agora ela está pronta para comprar o material e equipamentos.

4. As pessoas se mostraram abertas a novas possibilidades, mesmo quando a intenção de compra não é o estímulo inicial para assistir o vídeo. A inspiração gerada pelo conhecimento e descobertas resultou em novas buscas e possibilidades.

5. Mesmo nas lojas físicas as pessoas são estimuladas pelos vídeos e esse estímulo foi observado em todas as etapas da jornada de compra.

Mas para estimular ações e ter os resultados esperados as marcas precisam se esforçar, produzirem vídeos úteis e inspiradores, e acima de tudo reais. Ajude as pessoas a descobrirem os seus produtos, a verem as possibilidades que eles podem trazer para a vida delas, mostre situações reais de clientes.

Coloque seus produtos ou serviços dentro da vida das pessoas (de verdade), sem produções exageradas, sem maquiagem, o público busca autenticidade e um relacionamento com pessoas.