Você sabe o significado de “posicionamento de marca”? O posicionamento é o lugar onde você deseja que seu negócio se encontre na mente de cada consumidor. A preocupação com a imagem que o seu público associa a sua marca é fundamental, pois nem sempre essa imagem corresponde ao posicionamento que está buscando.
Se, por exemplo, sua empresa trabalha com sapatos ecológicos e tem uma preocupação extrema com o meio ambiente, automaticamente a sua comunicação deve focar nesses conceitos, de forma que seu posicionamento fique bem claro para o seu público.
Ganhar o coração do consumidor não é uma tarefa fácil, se posicionar no mercado requer muita luta e estratégia. Afinal de contas, é necessário deixar claro que sua marca tem um diferencial em relação aos concorrentes e a dor que seu produto / serviço irá resolver. Eles precisam entender que ela é única, que tem valores e identidade, e quanto melhor conseguir transmitir esse sentimento, mais fácil seu público irá se identificar e se conectar com ela.
A nossa principal dica na hora de criar o posicionamento da marca é definir o público-alvo com detalhes, se preferir definir personas é mais indicado ainda. Quanto mais detalhado for seu conhecimento sobre o target, mais fácil será de criar as estratégias para ganhar o coração do mesmo.
O posicionamento de marca, nada mais é do que a forma que você quer ser reconhecido pelo mercado. E, com base nisso, focar na hora de concretizar e solidificar o seu nome no coração do consumidor.
Todos temos algumas marcas que mexem como nossos corações, não é verdade? Por exemplo, a C&A tem a imagem de ser uma marca mais jovem e moderna. Já a Granado tem a imagem de ser uma empresa com uma pegada mais vintage.
Isso se deve ao fato das marcas estarem preocupada em ter uma identidade, que é transmitida através da comunicação com o público. Se sua marca tem uma pegada, por exemplo, mais ambientalista ou pet friendly, automaticamente a imagem que você pretende alcançar é de uma empresa engajada com as causas e isso deve estar claro no seu posicionamento. Para que esse imagem seja transmitida de forma consistente e efetiva.
Leve sempre em consideração que para criar a identidade da marca, primeiramente esse processo deve ser feito de dentro para fora, já que ela irá mostrar o espírito da sua empresa. E para que seu posicionamento seja visto corretamente pelo seu público-alvo e se concretize como a imagem da marca percebida por ele, precisa estar atento a toda a comunicação da empresa. Desde aos criativos, que devem estar de acordo com a identidade visual da empresa, ao atendimento, e até em relação ao produto / serviço em si que precisam estar condizentes com toda essa proposta e identidade.