Você já deve ter ouvido que a marca é um dos principais pilares para construção de um negócio. É ela quem determinará sua imagem e o quão confiável são seus serviços para o consumidor, além de agregar o diferencial necessário para impulsionar e consolidar seu empreendimento no mercado.
Vamos trazer essa explicação para prática. Ao pensar em uma marca de lâminas de barbear, qual vem em sua mente? Possivelmente, a Gillette. O branding deste negócio é tão forte que seu nome é associado ao produto. Assim, muitos consumidores chamam as lâminas pelo nome do negócio que as comercializa.
Essa associação é derivada de várias fatores. Um deles é a essência. Por isso, neste artigo, vamos te mostrar a importância desse pilar na construção da sua marca e como defini-la.
O que é a essência de uma marca?
A palavra essência vem do latim essentia. Esse termo foi criado para traduzir o grego “ousia”. Na língua grega, esse substantivo é formado pelo verbo ser.
Desse modo, a essência se refere ao que é a sua marca, envolvendo sua identidade, seus valores e o que de mais importante você quer passar para o consumidor.
Por que é importante definir a essência?
Entendemos que a essência é aquilo que o empreendedor quer passar para o seu cliente em questão de valores. Mas por que isso é tão importante em um negócio?
A essência será o seu diferencial no mercado. Ao defini-la, o seu negócio passa a ser e ter um valor único. Em um meio em que há empreendimentos de todos os tipos, essa é a cereja do bolo.
A Apple, por exemplo, ficou em primeiro lugar no ranking Best Global Brands pelo sétimo ano consecutivo, em 2019. Essa pesquisa foi realizada pela Interbrand e listou as marcas mais valiosas no mundo. Por que será que a Apple ocupa este lugar?
A resposta está no valor e confiabilidade que os consumidores dão a marca, e isto é conquistado com a essência.
A Apple é norteada pelo branding “Think different” ou “Pense diferente”, em tradução livre. Assim, sua estratégia se baseia em inovação, em pensar fora da caixa e fazer diferente dos demais. Por isso, seus consumidores já esperam, em todos os lançamentos da marca, que surja algo original e com diferencial.
Como definir a essência da minha marca?
Agora entra o questionamento, como definir a essência da minha marca? Para determinar esse pilar é preciso de estudo. Isso mesmo!
É necessário que haja uma Gestão Estratégica para definir o branding do seu negócio, assim, será estabelecido os valores, o posicionamento e o propósito da sua marca. São esses princípios que definirão sua essência.
O branding pode ser definido por meio do briefing. Nele, há perguntas que podem te nortear nessa busca da essência.
– O que você quer passar aos seus consumidores?
– Qual é o seu diferencial?
– Qual emoção você proporciona aos seus clientes?
Definir a essência é fundamental para uma marca de sucesso, esperamos ter te ajudado com o nosso artigo.